Grupo focal: qual sua importância para a tomada de decisão nas empresas?

21 nov

Grupo focal: qual sua importância para a tomada de decisão nas empresas?

Você já ouviu falar em grupo focal? O conceito é usado para definir pesquisas qualitativas que possibilitam compreender processos de construção da realidade, comportamentos, atitudes e práticas cotidianas por determinados grupos sociais.

É uma técnica importante para apurar percepções, crenças, hábitos, valores, restrições e simbologias relevantes para o estudo em questão. Seus resultados permitem que as empresas tracem estratégias para atingir seu público de maneira mais eficiente.

Quer entender melhor como funciona essa discussão em grupo e de que maneira a análise do consumidor pode beneficiar sua empresa? Então, continue a leitura!

Entenda o conceito de grupo focal

O Grupo focal é um conjunto de pessoas selecionadas e reunidas para discutir e comentar o tema que é objeto da pesquisa em questão. Ao debater vários aspectos relacionados aos interesses de uma empresa ou marca, sob a supervisão de um pesquisador especializado, várias informações relevantes podem surgir.

Conforme a pesquisadora e psicóloga Bernardete Angelina Gatti, o trabalho com grupos focais permite compreender processos de construção da realidade, práticas cotidianas, ação e reação dos indivíduos a determinados fatos sociais. A metodologia, usada em pesquisas sociais ou de avaliação, contribui para que sejam observadas perspectivas diferentes sobre uma mesma questão.

As discussões são orientadas por um moderador, que é um pesquisador com embasamento técnico e capacitação para interpretar as respostas dos integrantes. A técnica pode ser utilizada em estudos com diversas abordagens, nas áreas de marketing, comunicação, social e até mesmo para avaliar as estratégias dos concorrentes.

Essa prática é muito usada para medir a opinião dos consumidores. Para tanto, o moderador conduz os debates sobre diferentes pontos de vista relacionados à empresa contratante e seus produtos ou serviços, e avalia as reações, os comentários e as percepções dos participantes. Alguns bons exemplos de aplicação desta técnica em pesquisas de marketing são:

  • Teste de produtos ou serviços;
  • Teste de conceito;
  • Pré-teste de campanhas publicitárias;
  • Compreensão do comportamento do consumidor;
  • Mapeamento da Jornada do Cliente;
  • Avaliação de imagem da marca (Branding);
  • Avaliação de percepções sobre os diferenciais competitivos (posicionamento da marca ou posicionamento competitivo);
  • Identificação de hábitos e atitudes dos consumidores;
  • Dentre outras aplicações.

Além da moderação do debate e da aplicação das metodologias, o pesquisador tem a função de analisar as respostas e elaborar um relatório para que a empresa possa conhecer melhor as características e necessidades de seu público.

Essa metodologia, quando bem aplicada, é eficaz para conhecer, com maior profundidade, os comportamentos do consumidor e, a partir das análises, traçar estratégias para garantir o melhor posicionamento da empresa contratante no mercado.

Confira algumas características do Grupo Focal

Se você deseja avaliar o posicionamento de sua marca no mercado ou conhecer a percepção de valor por parte de seus clientes, formar um grupo focal para pesquisa é uma estratégia interessante.

É importante frisar que tanto o debate quanto a análise devem ser feitos por um profissional habilitado, com capacidade para conduzir a discussão sem interferir nas opiniões dos participantes.

Confira algumas características essenciais:

  • a função do moderador é estimular a discussão para obter opiniões, experiências, ideias, preferências e necessidades dos consumidores, sem traçar juízos de valor;
  • durante a sessão, com duração entre 1 e 2 horas, esse profissional deve captar informações essenciais ao estudo;
  • o registro do grupo geralmente é feito por meio de gravações de áudio e vídeo. Por isso, o local de realização do grupo de discussão, como salas específicas para este tipo de pesquisa, é importante para garantir a qualidade do material;
  • as salas específicas para este tipo de trabalho são equipadas com microfone e câmeras. Além disso, possuem um vidro espelhado que possibilita o acompanhamento do trabalho por uma equipe de apoio, que pode ser formada por psicólogos, sociólogos, fonoaudiólogos e até mesmo com a presença do cliente.

Conheça alguns desafios da metodologia

Por ser uma técnica que produz informação através de uma dinâmica interacional, o moderador deve ter atenção a diversas questões, para garantir a qualidade do material coletado. Confira os principais pontos:

  • é necessário criar um ambiente com condições favoráveis à participação de todos os componentes;
  • a escolha dos participantes para compor o grupo deve ser baseada primordialmente no objetivo da pesquisa. Assim, em alguns casos, obtém-se um grupo homogêneo, já em outros o trabalho contará com um grupo totalmente heterogêneo;
  • embora o moderador deva conduzir a discussão sem interferir de forma direta, não se trata de uma posição “Laissez-Faire”. O profissional deve intervir no sentido de manter os objetivos do trabalho de grupo.

A utilização dos Grupos Focais como meio de pesquisa é uma técnica eficiente de levantamento de dados, que capta uma multiplicidade de pontos de vista, processos emocionais e significados essenciais no sucesso de um planejamento estratégico de uma empresa.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre essa metodologia de pesquisa? Entre em contato com um dos profissionais da Jumppi para conhecer os resultados dessa prática em seus projetos!