[Detalha Página]
Contratar um instituto de pesquisa
18 de abril de 2019

Quer contratar um instituto de pesquisa? Saiba o que considerar!

Entender o mercado, o cliente e, quem sabe, a concorrência, é indispensável para que uma organização trace estratégias e planos de ação mais efetivos. Acontece que, sem dados, não podemos interpretar os fatos com propriedade. É justamente por esse motivo que contratar instituto de pesquisa é uma prática muito comum em muitas empresas, afinal, é assim que avaliam cenários de maneira mais precisa.

Entender a importância desse tipo de suporte é fundamental, mas é claro que não pode parar por aí: se você deseja contratar instituto de pesquisa, o ideal é procurar por uma empresa que realmente atenda às suas necessidades. Como fazer isso? É justamente o que você descobre no post de hoje. A seguir, confira algumas dicas importantes nesse sentido.

Verifique a possibilidade de customização

Um objetivo básico de uma pesquisa de mercado é esclarecer alguma coisa para a organização. Em outras palavras, precisamos responder uma pergunta e atingir um objetivo específico com a pesquisa. Acontece que, dependendo do objetivo desejado, é preciso definirmos modelos de pesquisa diferentes, que influenciarão diretamente no resultado.

É justamente por esse motivo que o instituto de pesquisa contratado deve ser capaz de customizar o serviço. É preciso definir uma estratégia específica para a sua empresa e, assim, garantir o resultado esperado. Verificar isso pode ajudá-lo muito no processo de decisão.

Avalie os clientes atendidos pela empresa

Outra dica é avaliar os clientes atendidos pelo futuro prestador de serviços que será contratado. Nesse sentido, vale verificar não só se as empresas atendidas atuam no mesmo ramo que a sua, mas também identificar se têm outros tipos de similaridades, como tamanho de mercado, área de atuação, entre muitas outras coisas.

Avaliar esse ponto é fundamental para garantir a contratação de uma empresa que realmente consiga atender suas demandas. Em resumo, é dessa forma que você consegue ver se ela tem o know-how para conquistar o objetivo esperado.

Leve em consideração a experiência

Aproveitando o ponto dos clientes atendidos pela empresa, outra questão que não pode ser esquecida é a experiência. Além de considerar a prestadora de serviço como um todo, também é fundamental avaliar qual é o currículo e o perfil dos profissionais que vão liderar o projeto no seu negócio, afinal, são eles que vão lidar com a realidade no dia a dia e apresentar soluções. Dessa forma você garante a entrega de informações de maneira mais gerencial e focada na resolução de problemas.

Fique atento aos serviços prestados

Sempre que contratamos qualquer empresa, verificamos quais são os diferenciais e os serviços prestados por ela, não é verdade? Não é diferente com um instituto de pesquisa. É muito importante avaliar se os serviços prestados por ele são variados, justamente para atender ao ponto que mencionamos anteriormente, que é a customização.

Além do uso de métodos tradicionais, como a pesquisa qualitativa, o grupo focal e o cliente oculto, por exemplo, pode ser o caso de avaliar as estratégias no meio digital, como a netnografia, pesquisas qualitativas online, painel online, entre muitos outros. Assim, é possível que você seja atendido realmente no que mais precisa.

Para fechar, é claro que, na hora de contratar instituto de pesquisa, é interessante procurar uma empresa ética e comprometida com a entrega de resultados. Assim, o alinhamento ocorrerá de maneira mais natural e você realmente terá aquilo que procura! Não se esqueça, ainda, de optar por uma empresa que ofereça diversidade, ponto muito reforçado ao longo do nosso material.

Gostou do nosso post? Então, que tal conferir uma entrevista realizada com Fernando Giberti, sócio do Instituto Olhar, à Revista Mercado Comum? Boa leitura!

Compartilhe!


Deixe o seu comentário!

Free WordPress Themes, Free Android Games