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Pesquisa para Campanhas Publicitárias
17 de janeiro de 2019

Entenda mais sobre o uso de pesquisas para o planejamento de campanhas publicitárias

A sua empresa ou agência realiza pesquisas de mercado antes de elaborar o planejamento de campanhas publicitárias? As pesquisas de mercado otimizam as estratégias publicitárias, proporcionam um planejamento mais eficaz e garantem melhores retornos.

Crucial para o sucesso de qualquer campanha publicitária ou planejamento de marketing, essa atividade não deve ser negligenciada. Pelo contrário, publicitários e profissionais de marketing devem ter um cuidado especial com essa prática, uma vez que ela pode ser crucial para a companhia adotar um posicionamento inteligente em curto, médio e longo prazo. Quer saber o motivo? Então, veja o nosso post abaixo!

O que é a pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta utilizada no âmbito do planejamento de marketing e campanhas publicitárias, com foco em três objetivos básicos:

  1. permitir que o negócio compreenda melhor o perfil do seu público-alvo, as suas necessidades, os seus desejos e expectativas;
  2. identificar a concorrência e mapear seus pontos fortes e fracos;
  3. buscar novos insights sobre como o público-alvo enxerga sua marca e sobre como se comunicar com ele.

Em geral, a pesquisa de mercado abre para o negócio, uma visão ampla sobre o nível de conhecimento que clientes têm sobre a marca e qual a sua relação com ela. Ela também traz informações que permitem ao empreendimento avaliar, com mais precisão, qual o nível de sucesso das campanhas de marketing e como elas podem ser direcionadas no futuro.

Se bem executada, a pesquisa trará um grande número de informações para a empresa. Com tais dados, o negócio pode, por exemplo, compreender quais são os melhores argumentos para a venda de produtos e qual a melhor forma de estruturar a comunicação do empreendimento.

Utilizada para o planejamento, a pesquisa também melhora os processos de criação de campanhas de marketing. Se a agência ou a companhia têm mais dados sobre o seu público-alvo, torna-se mais fácil direcionar recursos e desenvolver uma estratégia de alto impacto.

Em quais tipos de campanha a pesquisa pode ser aplicada?

As pesquisas de mercado podem ser aplicadas a qualquer cenário, por empresas que tenham ou não uma estratégia de marketing estruturada. Como ela traz um grande número de informações estratégicas, essa prática pode ser benéfica para grandes, médios e pequenos empreendimentos.

Porém, ainda assim, muitas companhias e agências de comunicação ignoram a necessidade de realizar uma pesquisa de mercado. Isso pode ocorrer por três motivos: falta de cultura, falta de tempo ou limitações orçamentárias.

No primeiro caso, é importante que os profissionais saibam o impacto que essa prática tem. Assim, eles podem integrar a pesquisa no seu dia a dia e na criação de suas estratégias de publicidade.

No caso da falta de tempo, o negócio pode utilizar técnicas de pesquisas mais ágeis, tal como os painéis on line. Além disto, reduzindo a complexidade, as informações podem ser levantadas em prazos muito reduzidos.

Já no que se refere às limitações orçamentárias, o mais importante é contratar um instituto de pesquisa que compreenda suas necessidades específicas e que tenha domínio das diversas técnicas disponíveis, de modo a adequar o projeto de pesquisa aos limites orçamentários da empresa contratante. Conforme o Prof. Dr. Matheus Lemos de Andrade, diretor do Instituto Olhar – Pesquisa e Informação Estratégica, conhecendo o que se espera da pesquisa, é possível otimizar o tamanho das amostras, trabalhar com questionários enxutos e selecionar as técnicas de pesquisa mais eficazes, em termos de custo-benefício.

Como uma pesquisa de mercado pode ser realizada durante o planejamento de campanhas publicitárias?

Hoje, quem realiza uma pesquisa de mercado pode optar por dois métodos. Eles são cruciais para definir o direcionamento que será tomado, as questões levantadas e os insights obtidos. São eles:

  • a pesquisa quantitativa: com dados objetivos e diretos, mede o nível de conhecimento e satisfação do cliente, dentre outras informações.
  • a pesquisa qualitativa: de natureza subjetiva, ela está direcionada para avaliar como o negócio se insere no mercado, compreender os aspectos culturais e socialmente compartilhados envolvidos nas dinâmicas de compra e consumo, o que pode ser utilizado para otimizar a criação de campanhas e de novos produtos.

As pesquisas podem ser criadas por meio de várias técnicas. Em geral, empresas optam grupos de discussão, entrevistas em profundidade, pesquisas presenciais e por telefone.

A internet, nesse contexto, surge como uma grande aliada. Há uma série de ferramentas de pesquisa que são realizadas com o apoio da web, que trazem mais agilidade e podem reduzir os custos de investimento para o levantamento de informações estratégicas para o marketing.

Quais são os cuidados ao realizar uma pesquisa de mercado?

É fundamental que as empresas e agências de comunicação escolham um instituto de pesquisa de confiança. O time de profissionais contratados para o serviço deve ser capaz de propor boas metodologias, identificar qual a melhor forma de estruturar o projeto de pesquisa e alinhar expectativas entre todos os envolvidos.

O ideal é que a pesquisa fuja de projetos padronizadas. O projeto de pesquisa deve ser desenvolvido por profissionais que compreendam as suas necessidades, o público da companhia e a melhor forma de buscar os dados necessários para solucionar as demandas existentes. Assim, a empresa ou a agência terão mecanismos para aumentar a sua competitividade e reduzir o desperdício de recursos publicitários.

O modo como as informações serão apresentadas também é importante. O relatório da pesquisa deve conter gráficos, indicadores, orientações e recursos visuais que tornem mais simples a identificação dos insights obtidos com a pesquisa. Relatórios muito técnicos tendem a ser “engavetados”!

As informações levantadas por meio das pesquisas de mercado devem ser exaustivamente utilizadas. Neste ponto, é fundamental compartilhar as informações com a equipe de planejamento e criação da agência, bem como com os profissionais de marketing da empresa.

Como o Instituto Olhar pode ajudá-lo no seu planejamento de comunicação e marketing?

Para realizar boas pesquisas de mercado, a empresa pode contar com um parceiro estratégico. Ele auxiliará no direcionamento da pesquisa, direcionará recursos e garantirá que a companhia tenha bons insights no término do processo.

Aqui no Instituto Olhar temos uma equipe de profissionais de marketing, especialistas em comportamento do consumidor, para auxiliar a sua empresa ou agência de comunicação a ter o melhor aproveitamento possível de suas pesquisas de mercado. O nosso time está apto para identificar a melhor estratégia para as suas demandas e, assim, garantir que o negócio tenha meios para otimizar as suas campanhas e estratégias de marketing.

Em resumo, a pesquisa de mercado deve ser vista como um investimento estratégico. Ela também é um modo eficaz de identificar tendências do setor em que o negócio atua, os erros cometidos pela companhia e como direcionar campanhas de marketing. Dessa forma, o negócio pode manter uma abordagem mais inteligente e capaz de atrair oportunidades de vendas durante o seu planejamento de campanhas publicitárias.

Gostou do nosso post e quer saber mais sobre como os nossos profissionais podem auxiliá-lo a realizar boas pesquisas de mercado? Fale conosco!

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