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satisfação do cliente
6 de novembro de 2018

Entenda a importância da satisfação do cliente para as empresas

Nenhum negócio consegue se manter por muito tempo sem focar em satisfação do cliente. O produto pode ser excelente, os preços competitivos, mas se a empresa não tem capacidade de atrair e reter clientes com qualidade, todo esse esforço é em vão.

Que tal, então, discutirmos sobre o assunto neste post? Entenda a importância real de um cliente satisfeito, quais fatores determinam essa percepção e como é fundamental investir em pesquisas para garantir seu sucesso. Vamos lá?

A satisfação do cliente como ingrediente vital para o sucesso de um negócio

Nos últimos anos, houve uma mudança significativa nas expectativas do público sobre as marcas que consomem, seja qual for o nicho.

Hoje, a experiência e o relacionamento são muito importantes para um tipo de percepção mais valioso para o cliente. Ele quer atendimento personalizado, confiança, acesso fácil à empresa, além da vontade de se sentir parte de seu sucesso.

Tudo isso aumenta ainda mais a responsabilidade de diretores de vendas, marketing e áreas que orbitam o contato com o público. Quando o preço se torna um fator menos importante e seus clientes buscam conexões emocionais com a marca, saber como encantá-los pode ser o seu diferencial para se destacar da concorrência.

Fatores que impactam diretamente na satisfação dos clientes

O que torna um cliente satisfeito? Para você entender melhor como pode investir nessa área, apontamos alguns fatores cruciais para atender e até superar as expectativas do público:

Bom atendimento e bom serviço

Começando pelo óbvio, mas muitas vezes esquecido: atender bem seu cliente é sempre o primeiro passo para o sucesso.

Mas é bom lembrar que bom atendimento hoje em dia não é só um processo simples de venda, mas incentivar o engajamento do público, entregar mais do que o esperado e se antecipar às suas novas demandas.

Pós-venda eficiente

Falamos bastante de relacionamento porque cultivar sua conexão com o cliente é a melhor forma de crescer. Reconquistar custa menos do que atrair novos leads.

Portanto, nunca se esqueça do cliente depois da compra. Peça avaliações, opiniões, demonstre a sua importância. Além de voltar para mais uma compra, ele se torna um divulgador espontâneo da sua marca.

Organização no setor de vendas

Para transformar qualquer estratégia de aumento de clientes em realidade, é preciso que seus setores de vendas e relacionamento tenham uma estruturação adequada: softwares de gestão integrada, fluxo de processos bem desenhados, etc.

Pesquisas de satisfação são fundamentais

Mas como entender os desejos dos clientes, antecipar suas demandas e superar expectativas? Deixamos por último o ponto principal dessa estratégia de sucesso: o investimento em pesquisas de satisfação do cliente.

Seja por iniciativa própria ou, melhor ainda, com a contratação de empresas especializadas em pesquisas, você consegue conhecer mais a fundo o perfil do seu público e entender como você pode alcançá-lo de forma mais direta e satisfatória.

Mas essa é só uma parte dessa estratégia. A maior importância das pesquisas está na capacidade de prever tendências e movimentos, tanto do seu cliente como do mercado como um todo.

Assim como a parte financeira ou administrativa da empresa, acompanhar a evolução de indicadores de satisfação torna a sua gestão mais eficiente, com decisões de negócio que coloquem sempre a expectativa do público em primeiro lugar.

E se, como dissemos, a satisfação do cliente é fundamental para o sucesso, olhar para o mercado por meio de pesquisas de mercado é um importante investimento para o crescimento e a consolidação do seu negócio.

Como você acompanha a satisfação do cliente na sua empresa? Deixe seu comentário e venha conversar conosco!

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